22 de janeiro de 2018

Raios de Sol: Lição 4 - Manual Primária 1

Raios de Sol - Manual Primária 1: Sou um Filho de Deus
Lição 4: Posso Orar ao Pai Celestial


Propósito: ajudar cada criança a aprender como orar ao Pai Celestial e saber que Ele ouvirá.

Como a aula fala sobre a oração, lembrei de alguns exemplos que sempre gostei de usar para esse tema. Uma dinâmica que pode ser feita é usar telefone de lata, sabemos que a oração é nossa comunicação com o Pai Celestial, e o telefone teria essa "finalidade". Use o telefone com cada criança, faça com que cada uma conte o que queria agradecer e pedir de bênçãos se o Pai Celestial estivesse do outro lado da linha.
Se eles tiverem dúvidas do que podem pedir e agradecer, use figuras para ajudá-los. Por exemplo: figura de uma família, de alimentos, dos animais, das escrituras, de um Templo.
Encontrei esse desenho no site SugarDoodle e traduzi, é para as crianças montarem o boneco da oração.
Também separei essas imagens sobre oração, uma delas é um quebra-cabeça com os momentos da oração.
Para a parte em que fala sobre Daniel na cova dos leões, encontrei essa ideia maravilhosa no No Cry LDS. Acho que é a parte da aula que eu mais gostei hahaha conte a história para eles:
"Sabiam que uma vez existia um homem chamado Daniel que adorava orar? Ele adorava conversar com o Pai Celestial. Algumas pessoas não gostaram de Daniel orando, então o jogaram na guarida de um leão. Você sabe o que são os leões? Que barulho os leões fazem? Leões comem pessoas. Daniel estava com medo de que o machucassem, então ele orou. Sabe o que aconteceu? O Pai Celestial enviou um anjo que fechou a boca dos leões para que Daniel fosse salvo!"
Imprima a máscara de leão para cada criança, recorte a parte branca do meio para que fique com o rostinho deles. Mostre como é o rugido de leão e então entregue as máscaras e deixe-os fingirem que são os leões. Relembre eles que na história, quando Daniel ora os leões fecham a boca, então eles devem parar de rugir quando você fingir que está orando. Quando você não estiver orando eles podem voltar a rugir.

Também encontrei esses desenhos referentes a história no blog Primária Feliz.
Os arquivos podem ser baixados no Google Drive.