16 de maio de 2018

CTR: Lição 18 - Manual Primária 2

CTR - Manual Primária 2: Conserva a Tua Rota A
Lição 18: As Orações São Respondidas da Melhor Forma Possível


Propósito: ajudar cada criança a compreender que o Pai Celestial sempre ouve nossas orações e responde a elas da melhor maneira.

A atividade complementar do manual pede para as crianças decidirem que opção é melhor para "seu filho". Pensei em adaptar essa atividade de uma forma que possam fazer em conjunto.
Pendure uma gravura da primeira visão em um lado da sala, a gravura será nossa "linha de chegada" e ilustra um momento de oração que foi respondida pelo Pai Celestial, você pode destacar isso quando a atividade terminar.
Peça para eles formarem uma fileira um pouco distante de onde está a gravura.
Em tiras de papel, escreva as sugestões que estão no manual e outras situações criadas por você, de maneira que: quando a resposta for SIM eles dão um passo à frente, quando for NÃO eles dão um passo atrás, e quando for AINDA NÃO eles ficam onde estão. Você pode colocar os papéis um uma sacola e sortear um por vez.

É quase hora do jantar. Você está com calor e com fome e quer tomar um picolé.
O que sua mãe lhe diz?
Por que?

Está um dia frio e chuvoso. Você quer ir brincar na rua.
O que seu pai lhe diz?
Por que?

Você terminou suas tarefas mais cedo e pede para brincar no jardim.
O que sua mãe lhe diz?
Por que?

Você estava economizando dinheiro para comprar um brinquedo e finalmente chegou à quantia suficiente. Você pede para seu pai te levar na loja.
O que seu pai lhe diz?
Por que?

Você adoraria ter um animal de estimação e pede um a seu pai. Mas ainda é muito novo para cuidar.
O que seu pai lhe diz?
Por que?

Você não é cuidadoso com seus brinquedos e livros. Em vez de tomar conta dos brinquedos e livros que têm, quer sempre outros novos. Ao ir com sua mãe em uma loja você pede um brinquedo novo.
O que sua mãe lhe diz?
Por que?

Quando todos chegarem até a gravura explique que o objetivo não é chegar em primeiro, mas sim responder corretamente e entender que algumas vezes a resposta não é o que esperamos ouvir e sim o melhor para nós. O Pai Celestial conhece os nossos desejos e sabe a hora em que devemos receber uma bênção que tanto esperamos, então Ele irá nos abençoar quando estivermos realmente preparados para isso.
Lembre-se de criar mais situações que a resposta seja SIM, para que consigam chegar até a gravura.

Os arquivos podem ser baixados pelo Google Drive.